Palestrantes

Evaldo Ferreira Vilela (Presidente – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG) – Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados. Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas e do Conselho Científico do UNESCO-HIDROEX Centro de Excelência em Águas. Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014).


Professor Pachecão – Mineiro, natural de Laranjal, José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão é sinônimo de alegria, criatividade, e irreverência. Engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela FGV e atualmente é mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Leon, da Espanha. É precursor do estilo “aula show”, que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil. Descoberto pelos meios de comunicação, Professor Pachecão participou dos principais programas de auditório e talkshows da televisão brasileira: Brasil Legal com Regina Casé, Jô Soares Onze e Meia, Domingão do Faustão, Programa Livre com Serginho Groismann, Programa da Hebe, Sem Censura, Xuxa, Angélica entre outros, se transformando no professor mais famoso do Brasil. Também atuou como professor no seriado Sandy & Júnior, produzido pela Rede Globo, e conduziu o quadro Blitz durante um ano na TV Globo Minas, além de inúmeras outras aparições em programas de rádio e TV. Atualmente o Professor Pachecão percorre o Brasil realizando palestras, além de ser colunista de educação da Rede Globo e portal G1.


Caroline Silva Almeida Benini (Núcleo de Negócios e Parcerias | Fundação Arthur Bernardes – Funarbe/UFV) –  Graduada e mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha com identificação de fontes de fomento e estratégias de captação de recursos desde 2012. Atua no Sistema de identificação de agentes financiadores “Sistema Financiar” na Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

 

Os comentários estão desativados.