24 de setembro de 2018

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Semana de Ciência e Tecnologia é uma grande oportunidade para que o público local conheça a produção científica do IFMG e de outras instituições de nossa região.
Por este motivo, estamos abrindo a possibilidade para que trabalhos científicos de diversas áreas e em diferentes estágios de conclusão possam ser apresentados durante a Semana na forma de painéis, que deverão ser impressos pelo próprio proponente. Caso o trabalho seja aceito, ficará exposto em um stand durante o evento.

ORIENTAÇÃO PARA A SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS:

Para a submissão de um trabalho de painel, as 4 (quatro) etapas a seguir devem ser observadas:
1 – Inscrição;
2 – Submissão do Resumo;
3 – Aprovação da proposta;
4 – Apresentação do painel.

1 – INSCRIÇÃO

Para inscrever-se, veja as normas abaixo e envie o arquivo do resumo, no período de 30 de julho a 31de agosto para o e-mail:

2 – NORMAS PARA SUBMISSÃO DO TRABALHO (MODELO DE RESUMO)

O trabalho deve ser redigido em formato doc. ou docx., fonte “Arial”, tamanho 11, espaçamento simples e ter entre 400 e 600 palavras, conforme modelo abaixo

MODELO DO RESUMO

O Resumo deve conter:

a) Título
b) Nome dos autores
c) Vínculo ao projeto (orientador/co-orientador ou bolsista/voluntário) e e-mails de todos os autores
d) Problematização da pesquisa
e) Objetivos
f) Aporte teórico
g) Procedimentos metodológicos
h) Resultados parciais ou finais / conclusão

No caso de projetos/trabalhos ainda não concluídos deve-se mencionar se os resultados são parciais ou esperados. Também é possível apresentar Resultados e Discussão em conjunto.
É imprescindível que o candidato respeite a formatação (Modelo de resumo).

3 – APROVAÇÃO DA PROPOSTA

A aceitação dos trabalhos ficará a cargo de Comissão Avaliadora da Semana de Ciência e Tecnologia e será feita a partir do arquivo enviado pelo autor.

O resultado das aprovações será divulgado a partir de 18 de setembro.

CONFECÇÃO DO PAINEL (MODELO PAINEL)

O Painel deve ser confeccionado conforme modelo disponível, nas seguintes dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 de largura. O Painel deve ter o fundo liso e branco. As figuras (fotos, gráficos, mapas, etc.) são permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do painel deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com gráficos, tabelas e fotografias.

MODELO DO PAINEL

1. Título do trabalho
O título do painel deve ser idêntico ao título do trabalho submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 50 e 60, em negrito e em CAIXA ALTA.

2. Nome dos pesquisadores e instituições no trabalho. Dois espaços abaixo do título do trabalho, os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 36, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. O nome do autor que for apresentar o trabalho deve vir seguido de asterisco. Deve constar o e-mail de todos os autores responsáveis pelo trabalho. As chamadas devem vir também nas notas de rodapé do painel, referenciando: a) para alunos: tipo de vinculo ao projeto (bolsista ou voluntário), instituição do pesquisador, e e-mail; b) para orientadores: tipo de vinculo ao projeto (orientador ou co-orientador), e-mail.

3. Os Dados da Pesquisa devem ser basicamente os mesmos do trabalho, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao assunto e o objetivo da pesquisa, seguida dos Materiais e Métodos (Metodologia), Resultados/Discussão, finalizando com o tópico Conclusões e Referências utilizadas no painel. É obrigatório que as referências estejam de acordo com as normas vigentes da ABNT. Agradecimentos são dispensáveis. O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e 2 metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em CAIXA ALTA.

A sessão de painéis é um evento que ocorre concomitantemente a outras atividades e possui uma gama de informações ao mesmo tempo. Tente ser sucinto e atraente. Seja organizado(a) na disposição dos assuntos como se fosse uma matéria de revista de divulgação.

4 – APRESENTAÇÃO DO PAINEL

Após o resultado da análise pela Comissão Avaliadora, o posicionamento dos painéis será definido e divulgado para o autor inscrito, juntamente com o dia e horário em que ele deverá apresentar o painel. Nesta data, uma comissão científica irá percorrer os painéis, debatendo os temas abordados e avaliando o trabalho (neste momento o(s) autor(es) deverá(ão) assinar a lista de presença que será utilizada para confecção do(s) certificado(s) de apresentação do trabalho/receberão certificados de apresentação somente os autores presentes durante a avaliação). É obrigatório que um dos autores esteja presente para atender a audiência.