Abertura e Mesa-Redonda Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões e ações

Inscrição abertura e Mesa Redonda:

Horário:
19h00 às 19h30 – Apresentação Coral do IFMG Campus Ouro Preto.
19h30 às 20h00 – Cerimônia de abertura
20h00 às 21h30 – Mesa-Redonda Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões e ações

Local:
Auditório Arthur Versiani

Participantes da Cerimônia de Abertura:
Diretor Geral – Reginato Fernandes dos Santos
Diretor de Extensão, Esportes e Cultura Substituta – Danielle T. Penna Fortes
Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação – Ariana Cristina Santos Almeida
Diretor de Ensino – Gustavo Arrighi Ferrari
Diretora de Administração e Planejamento Substituta – Maria Maciel Godoy Mapa

Mesa Redonda: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões e ações

Integrantes:

Dra. Mariana Nunes de Moura Souza
Atualmente sou Diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sou Doutora e Mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Fui professora (2018-2021) e coordenadora (2020-2021) do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC-SP). Pesquisadora pós doc do Centro SOU_Ciência da UNIFESP com um trabalho sobre financiamento da Ciência e coordenou a implantação do Projeto WASH de pré-iniciação científica e programação de jogos no Ensino Médio na USP com uma pesquisa sobre Percepção Pública de C&T. Mãe de dois adolescentes, desde a graduação mantenho a carreira com duas linhas mestras simultâneas: (i) carreira acadêmica no ensino e pesquisa e (ii) divulgação e popularização da ciência com atividades de extensão.

Flavio Márcio Alves de Brito Andrade
Sou Ouro-pretano, tenho 70 anos, morador do bairro Água Limpa. Possuo Graduação em Comunicação Visual pela antiga FUMA, atual UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) – 1979. Especialização em Gestão Pública pelo CEAD/UFOP – 2012 e Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental – Departamento de Engenharia Urbana/Escola de Minas/UFOP – 2020. Fui servidor da UFOP entre 1980 e 2022 e aposentado desde julho de 2022. Na UFOP desenvolvi diversos projetos de Extensão, fui o 1º coordenador de Extensão, Coordenador de Assessoria de Comunicação Institucional, Coordenador do Plenário de Participação Popular na ConstituintePró-reitor adjunto de Extensão. Na área política fui Vereador por três mandatos em Ouro Preto (1989/1993, 2005/2008 e 2009/2012), Vice-prefeito (1993/1996) e Secretário municipal de Educação (1983/1984), de Planejamento e Desenvolvimento Social (1993/1994), de Governo e da Casa Civil (2015/2016). Desenvolvi e desenvolvo diversas ações comunitárias. Fui um dos fundadores da FAMOP-Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto, ocupando cargos de presidente e coordenador por alguns mandatos.Fui um dos fundadores da Associação de Moradores da Água Limpa, onde mora, exercendo cargos na Diretoria.Contribui para a criação e consolidação de dezenas de associações de moradores na sede e nos distritos ouro-pretanos. Fui um dos criadores da FAMEMG-Federação das Associações  de Moradores do Estado de Minas Gerais, tendo sido o primeiro secretário-geral da entidade. Participei, como representante da Prefeitura, da Câmara ou do Movimento Comunitário, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de Assistência Social, de Política Urbana, de Educação, de Preservação do Patrimônio, dos Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente e de Transportes e Trânsito. Fui um dos fundadores e membro das Diretorias da AMOOuro Preto (Associação dos Amigos do Patrimônio), da APAOP (Associação de Proteção Ambiental) e da Comissão Ouropretana de Folclore. Fui idealizador e/ou participante de movimentos diversos em Ouro Preto, tais como o Movimento Chama, após o incêndio do Hotel Pilão; do Movimento pela Paz e Segurança; do Orçamento Participativo/Ouro Preto; de campanhas de doação de sangue; de campanhas de coleta de recicláveis.Atualmente, representa a FAMOP no Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) e no Conselho Consultivo do Parque Estadual do Itacolomi, da Estação Ecológica do Tripuí e da APA do Seminário Menor de Mariana.  Representou a Câmara Municipal no Conselho do Plano Diretor (08/1990).Coordenei, na gestão municipal 1993/1996, na condição de vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social, a implantação do GAT (Grupo de Assessoramento Técnico), cujo trabalho originou o 1º Plano Diretor de Ouro Preto (Lei Complementar 01/1996).Participei, como vereador, das duas revisões do Plano Diretor de Ouro Preto: Lei Complementar 29/2006 (revisão completa) e Lei Complementar 125/2012 (revisão pontual).

Júlio Fontenelle
Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado e Doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na UFMG. Trabalhou com ecologia e comportamento animal e tem atuado na área de educação ambiental.

Inscrição abertura e Mesa Redonda:

Comentários estão fechados.