A SEMANA

A XIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG – Campus Ouro Preto vem aí com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.” Tradicionalmente a Semana de C&T é realizada na data sugerida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incorporar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nessa edição ela será realizada de 19 a 23 de outubro de 2020. Em virtude da pandemia da COVID-19, todos os eventos serão realizados de forma remota.

A Semana de C&T é pensada para integrar momentos de descontração com apresentações culturais e divulgação dos projetos de extensão, pesquisa e ensino realizados pela comunidade do IFMG – Campus Ouro Preto. A oportunidade de aprendizado e capacitação por meio das oficinas e minicursos estão mantidas e serão ofertadas também de forma remota.

Foram convidados para as palestras e mesas redondas profissionais de renome na área de Inteligência Artificial, que conduzem trabalhos de grande relevância para a sociedade. Em nossa abertura teremos, por exemplo, o professor Dr. Frederico Gadelha Guimarães que coordena, junto com o professor Cristiano Leite de Castro, o laboratório MINDS (Machine Inteligence and Data Science), da Escola de Engenharia da UFMG (https://www.linkedin.com/company/machine-intelligence-and-data-science).

NOVIDADE: evento beneficente! A Semana de Ciência e Tecnologia deste ano apresenta uma novidade! Para além da oferta de atividades gratuitas, divulgação de projetos e popularização da ciência, a comissão organizadora pretende fazer com que o evento se torne, também, uma iniciativa de apoio às instituições da região, de forma a contribuir ainda mais com a comunidade local.

Assim, ao assistir às palestras e mesas-redondas online desta edição, o público terá a oportunidade de fazer doações às seguintes entidades beneficentes: NATA (Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras), Lar São Vicente de Paulo, APAE Ouro Preto e Lar dos Idosos Santa Maria (em Mariana). A arrecadação será realizada por meio de Qr-code e link disponibilizados durante a transmissão desses eventos e o valor total será distribuído igualmente entre as quatro instituições.