Transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta uma perspectiva humana e social

Em sua 14ª edição no Campus Ouro Preto, a Semana de Ciência e Tecnologia traz o tema nacional “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. Um tema que faz jus à proposta deste evento, que é mobilizar a população, permitir e trazer debates relevantes para a comunidade e, além disso, divulgar a ciência, a extensão e a inovação realizada pelos servidores do campus. Estes anos de pandemia da Covid-19 acelerou reflexões importantes acerca da forma como a sociedade se interconecta e parece-nos que nunca houve tamanho entendimento das relações produção de ciência, saúde e educação.

Assim, em nossa abertura trazemos uma conversa entre: a Excelentíssima Juíza Dra Graça Maria Borges de Freitas, que promoveu uma nova forma de se realizar e enxergar a liberação de recursos que tragam impacto real na comunidade atingida tanto pelo desabamento da Barragem do Fundão quanto pela Covid-19; o professor da UFOP, Dr. Aisllan Diego de Assis, que coordena, com a colaboração do Campus Ouro Preto por meio do nosso diretor de Extensão, Esporte e Cultura, Hugo Nogueira Gomes, o projeto “De Mãos Dadas com o Pereira”. Para completar esta conversa, o Diretor Geral do Campus, Reginato Fernandes do Santos conduz a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No segundo dia de evento, trazemos para discussão uma realidade que vivenciamos em nossa comunidade, que foi a busca, por nossos servidores, por desenvolver ações que contribuam para o combate a esta pandemia, nos setores de saúde e alimentação, de educação pública remota, de mapeamento de dados informativos dos sistemas de saúde para gestão otimizada, de produção de equipamentos de proteção individual e criação de equipamentos que possam auxiliar procedimentos necessários ao tratamento do paciente com Covid-19. Esta mesa será composta pela Profa. Cristiana Santos Andreoli e professores Jairo Rodrigues da Silva e Marcos Rocha Dia, além do nosso servidor administrativo Guilherme de Oliveira Walter, que encararam esta batalha coordenando os projetos aprovados no Edital de Projetos de Combate ao Covid-19.

Em seguida, trazemos, no terceiro dia, 21 de outubro, as professoras autoras do livro Memória Culinária de Ouro Preto, tema que une história, cultura, gastronomia, dentre outras áreas e que será mediada pela Profa. Letícia Terrone. 

No último dia, teremos, no encerramento e mediada pelo Professsor Felipe Laffiti, a mesa redonda com os professores Aloysio Portugal Maia Saliba, da UFMG e Carlos Barreira Martinez, da Unifei. Nesta conversa, o tema que trazemos encerra bem as discussões realizadas ao longo da semana, com o tema: Tomadas de decisão nas Engenharias de Grandes Obras!

Teremos também o VI Ciclo de Debates de Teses e Dissertações, Minicurso sobre Conhecimento Científico e estruturas elementares de um relatório de trabalho de pesquisa, Oficina sobre Atividades lúdicas aplicadas ao ensino de Física e a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Geografia do IFMG Ouro Preto 2021. 

Nossa semana é solidária e, neste ano, apoiará o Lar São Vicente de Paulo com doações por meio de QRCode. Enfim, seguimos na tentativa, ano a ano, de que cada evento seja único e que possa proporcionar a nossa comunidade  e comunidade externa momentos de grande troca, de grande aprendizagem! E também de diversão!