A Semana

Acesse a programação da Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

No âmbito nacional a Semana de Ciência e Tecnologia está na sua 20ª edição e a escolha desta temática vem ao encontro da decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Unesco em definirem o período entre 2022-2023 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Como o nome sugere, essa comemoração visa reconhecer a importância das ciências básicas para o cumprimento de, pelo menos, sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global a uma série de ações: erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e uma forma de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

No IFMG – Campus Ouro Preto, estamos realizando a XVI Semana de Ciência e Tecnologia que acontecerá entre os dias 16 e 19 de outubro seguindo o tema proposto pelo MCTI. Na nossa programação estão incluídas uma série de eventos como palestras, minicursos, exposições, oficinas e atrações culturais que envolverão toda comunidade.

É com muita satisfação que convido a todos e a todas para participar da nossa Semana de Ciência e Tecnologia que foi pensada cuidadosamente em cada detalhe e contou com a colaboração de diversos servidores e estudantes.

Profa. Dra. Ariana Cristina Santos Almeida

Presidente da Comissão Organizadora da XVI Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG – Campus Ouro Preto – 2023

Acesse a programação da Semana de Ciência e Tecnologia

Comentários estão fechados.