Cerimônia de Encerramento e Mesa Redonda Desafios da sustentabilidade para o século XXI

Inscrição para encerramento e Mesa Redonda:
https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1711/

19/10/2023 Horário:
19h00 às 19h30 – Apresentação Banda Woodstock
19h30 às 20h00 – Cerimônia de Encerramento
20h00 às 22h00 – Mesa redonda Desafios da sustentabilidade para o século XXI

Local:
Auditório Arthur Versiani

Participantes da Cerimônia de Encerramento:
Diretora de Extensão, Esportes e Cultura – Danielle T. Penna Fortes
Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação – Ariana Cristina Santos Almeida
Diretor de Ensino –  Gustavo Arrighi Ferrari
Diretora de Administração de Planejamento Substituta – Maria Maciel Godoy Mapa
Diretor-Geral – Reginato Fernandes dos Santos

Mesa Redonda Desafios da sustentabilidade para o século XXI

Bárbara Gosziniak Paiva
Sou Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em Engenharia de Materiais. Atualmente pesquiso sobre os efeitos da radiação para a desinfecção da água, e o desenvolvimento de dispositivos poliméricos optoeletrônicos. Desenvolvi a primeira garrafa que filtra e desinfecta a água. Sou co-autora do livro Provocações empreendedoras 5: negócios no mestrado e doutorado. Em 2021 fui campeã nacional do Red Bull Basement. Em 2022 fui campeã mundial de Storytelling na Turquia, e vencedora do Prêmio Razões Para Acreditar na categoria Ciência e Tecnologia, e em 2023 recebi o prêmio Jovem Inspiração do Zero Summit. Faço parte do time de palestrantes do TEDx. E fui contemplada na lista Under 30 da Forbes.

Daniel Caixeta
Sou economista, formado pela Universidade Federal de São João del Rei. Fiz o meu mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e meu doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Realizei também um estágio pós-doutoral pela Flinders University of South Australia. Desde 2009 sou professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, onde também atuo como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia. Minhas pesquisas são em economia ecológica, uma área ainda pouco conhecida e que se dedica a estudar as interfaces entre natureza, sociedade e economia.

Érica Alessandra Fernandes Aniceto
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência nas áreas de ensino de Língua Portuguesa, revisão e avaliação de textos. É professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), onde atua como líder do GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) e coordena o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Desenvolve pesquisa nas áreas de construção de identidade por alunos de EJA; raça e gênero na educação; narrativas de resistência; letramento acadêmico e pobreza menstrual. Autora do livro “A linguagem do gueto: construção de identidades por estudantes jovens e adultos”

Pedro Luiz Teixeira de Camargo (mediador)
Faz parte da direção da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) desde 2017, é Secretário Regional Adjunto da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais (2021-2023), atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais, Econômicas e Sustentabilidade com sede no IFMG e participa como colaborador do Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável com sede na UPE e do NESGA – Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, com sede na UNIFESSPA. Doutor em Ciências Naturais e Mestre em Sustentabilidade pela UFOP-MG. Especialista em Gestão Ambiental bem como em Planejamento e Gestão da Educação a Distância (UFF-RJ). Possui ainda Graduação em Geografia e em Ciências Biológicas (UFOP-MG). Professor Efetivo do IFMG – Campus Ouro Preto e do Mestrado em Sustentabilidade do IFMG Campus Bambuí, onde é também orientador do programa. Apresenta interesse em Geociências Agrárias e Ambientais com destaque para Economia Ecológica e Ambiental com ênfase em Valoração de Recursos Naturais; Pagamentos por Serviços Ambientais e Manejo Florestal destacando-se a Identificação Floral para Recuperação de Áreas Degradadas por Ação Antrópica. Área de atuação: Economia Ambiental e Ecológica; Manejo Florístico e Reflorestamento; Biogeodiversidade; Sensoriamento Remoto; Ensino à Distância; Gestão e Educação Ambiental

Deputado Estadual Cristiano Silveira

Graduado em Filosofia. Cristiano Silveira assume em 2023 o seu terceiro mandato na Assembleia de Minas. Natural de São João del-Rei (Central), é graduado em Filosofia e pós graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Iniciou sua carreira política como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (Umes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos estudantes (UEE). Em 2000, foi eleito, aos 22 anos, vereador de São João del-Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004, elegeu-se vice-prefeito do município. Atuou como coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Campo das Vertentes, durante dois mandatos. Entre 2009 e 2011, foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. Depois, atuou como gerente regional em Minas da Geap Autogestão em Saúde.

Comentários estão fechados.