V Semana de Física

08/02/2023 a 09/02/2023

Duração: 20 horas

Público-alvo: Estudantes de Licenciatura em Física e Professores de Física e Ciências da Educação Básica

Número de participantes: 100

Objetivo: Oferecer a estudantes e professores uma contribuição ao debate acerca da atividade docente na área de Física e Ciências na atualidade.

Coordenador: Daniel Bretas Roa – CODAFIS

Local: Dependências do IFMG Campus Ouro Preto: Pavilhão de Física, Auditório do Pavilhão de Gestão da Qualidade

Data e horário:
08/02/2023 a 09/02/2023, de 13h às 23h

Programação dia 08/02/2023, quarta-feira:

HorárioTipo de EventoDescrição
13:00 às 18:00Mostra

Mostra de Experimentos de Física

Dia: 08/02, 4a feira: 13:00 às 18:00
Número de vagas: 100 (com inscrição)
Local: Pavilhão de Física
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1148/
Organizador: Linneker Almeida da Motta (IFMG-OP)
19:00 às 21:00
Mesa-redonda

Mesa-redonda: “Qual o papel do campus Ouro Preto nos conflitos ambientais promovidos pela Mineração na região?”
Convidados:
Carla Dayane Moreira Dias, moradora de Antônio Pereira, Pedagoga, professora, ex-aluna do IFMG;
Rossely Valoni de Jesus, servidora do campus Ouro Preto e militante da Frente em Defesa de Amarantina;
Adriane Cristina de Melo Hunzicker, ex-professora no distrito de Bento Rodrigues e doutoranda pela UFMG;
Denise Conceição das Graças Ziviani, Doutora em Educação e professora do Campus Ouro Preto;
Hugo Rafael Nogueira Gomes, Diretor de Extensão, Esporte e Cultura do campus Ouro Preto e coordenador do Projeto “UFOP e IFMG de Mãos Dadas com o Pereira”.

Dia: 08/02, 4a feira: 19:00 às 21:00
Número de vagas: 100 (com inscrição)
Local: Sala 102 do Pavilhão Central
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1149/
Organizador: Daniel da Mota Neri (IFMG-OP)
21:00 às 23:00Oficina
Oficina: A Biofísica do Sistema Cardiovascular

Carga horária: 4 horas, divididas em 2 momentos de 2 horas
Dia: 08/02, 4a feira: 21:00 às 23:00
Dia: 09/02, 5a feira: 21:00 às 23:00
Número de vagas: 25 (com inscrição)
Local: Sala de Informática do Pavilhão de Física
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1150/
Ofertante: Luana dos Santos Ferreira (IFMG-OP)
21:00 às 23:00Observação
Observação Astronômica

Dia: 08/02, 4a feira: 21:00 às 23:00
Número de vagas: 100 (com inscrição)
Local:  Pavilhão de Física
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1151/
Organizador: Daniel Bretas Roa

Programação dia 09/02/2023, quinta-feira:

HorárioTipo de EventoDescrição
15:00 às 17:00Minicurso
Minicurso: Introdução à Microscopia de Varredura por Sonda

Dia: 09/02, 5a feira: 15:00 às 17:00
Número de vagas: 20 (com inscrição)
Local:  Pavilhão de Física e Centro de Microscopia
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1152/
Ofertante: Profa. Dra. Elisângela Silva Pinto (IFMG-OP)
19:00 às 21:00Palestra
Palestra: Cosmologia no Século XXI

Dia: 09/02, 5a feira: 19:00 às 21:00
Número de vagas: 100 (com inscrição)
Local:  Auditório do Pavilhão de Gestão da Qualidade
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1153/
21:00 às 23:00Observação
Observação Astronômica

Dia: 09/02, 5a feira: 21:00 às 23:00
Número de vagas: 100 (com inscrição)
Local:  Pavilhão de Física
Link para inscrição: https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1151/
Organização: Daniel Bretas Roa


Daniel Bretas Roa

Docente do IFMG – Campus Ouro Preto (CODAFIS)

Meu nome é Daniel Bretas Roa, professor da área de Física do IFMG-OP, doutor em Física pela UFMG. Tenho experiência em análise de nanomateriais utilizando técnicas de Microscopia Eletrônica e Espectroscopia de Raios-X. Desde meu ingresso no IFMG-OP leciono tanto no Ensino Médio quanto na Licenciatura em Física e venho redirecionando minha atuação na pesquisa em educação e na extensão em astronomia. Na XV Semana de Ciência e Tecnologia estarei à frente da coordenação do evento paralelo V Semana de Física.

Linneker Almeida da Motta

Técnico de laboratório – IFMG Ouro Preto (CODAFIS)

Me chamo Linneker Motta, trabalho como técnico de laboratório de física no IFMG Campus Ouro Preto, e tenho formação em Licenciatura em Física.

Daniel da Mota Neri

Docente do IFMG – Campus Ouro Preto (CODAFIS)

Professor do IFMG desde 2014. Formado em Licenciatura em Física e mestre em História das Ciências pela UFMG; doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp onde estuda os conflitos ambientais provocados pela mineração de ferro em Minas Gerais.

Luana dos Santos Ferreira

Discente do IFMG – Campus Ouro Preto

Sou Luana dos Santos Ferreira, aluna do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto.

Profa Dra Elisângela Silva Pinto

Docente do IFMG – Campus Ouro Preto (CODAFIS)

Sou Elisângela Pinto, professora de Física do IFMG – Campus Ouro Preto. Sou licenciada em Física pela UFSJ e mestre e doutora em Física pela UFMG. Tenho experiência em caracterização de materiais por técnicas de Microscopia de Varredura por Sonda. Atualmente trabalho com produção e caracterização de nanomateriais bidimensionais obtidos a partir de minerais. Também atuo em projetos voltados para o Ensino de Física e formação de professores.

Hermano Endlich Schneider Velten

Docente da UFOP

É professor permanente do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Observatório Astronômico de Ouro Preto. Docente e coordenador do programa de pós-graduação em Física dos Materiais FIMAT/UFOP e docente dos programas de pós-graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação PPGCOSMO/UFES e PPGFIS/UFES. Possui graduação em Física pela UFES (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências Físicas pela UFES com período sanduíche (bolsista DAAD/CNPq) na Bielefeld Universität (Alemanha). Foi Pós-Doutorando na Bielefeld Universität, pesquisador do Centre de Physique Theórique (CPT) em Marseille (França) e Bolsista Atração de Jovens Talentos (BJT) do programa Ciência Sem Fronteiras (CNPq). Foi membro titular do CA – Ciências Exatas e da Terra da FAPES entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação. Em particular, estuda temas da astrofísica e cosmologia como Big Bang, Matéria Escura, Energia Escura, Relatividade Geral e teorias gravitacionais alternativas.

Carla Dayane Moreira Dias

Moradora de Antônio Pereira, Pedagoga, professora, ex-aluna do IFMG

Sou Carla Dias, professora de Educação Infantil com formação em pedagogia, técnico em edificações, Ativista Social e Ambiental, uma das Mulheres Guerreiras de Antônio Pereira e atingida pela barragem de Doutor da vale. Também integrante do FLAMA, FAMOP e APAOP.

Rossely Valoni de Jesus

Servidora do campus Ouro Preto e militante da Frente em Defesa de Amarantina

Sou Rossely, moradora de Amarantina, servidora do IFMG-Campus Ouro Preto, licencianda em Matemática – UFOP, Especialista e Mestra em Educação Matemática pela UFOP, doutoranda em Educação pela UFMG. Atualmente pesquiso a área da Educação com foco na Teoria das Representações Sociais e nas atividades minerárias. Sou integrante do GERES – Grupo de Estudos em Representações Sociais, do GEMA – Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente e da FLAMa-MG – Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração. Sou filiada à Frente Popular em Defesa de Amarantina.

Adriane Cristina de Melo Hunzicker

Ex-professora no distrito de Bento Rodrigues e doutoranda pela UFMG

Sou Adriane Cristina de Melo Hunzicker, doutoranda em Educação no Programa de Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa em Educação do Campo, pela FaE/UFMG (2019). Graduada em Geografia pela Faculdade Santa Rita (2008). Especialista em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (2015). Desenvolvo pesquisas sobre a relação Educação-Mineração; Educação do Campo; Representações Sociais. Atuei como pesquisadora assistente do Projeto de Pesquisa “Impactos do Rompimento da Barragem do Fundão na identidade das escolas do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais” (2017-2020). Em 2021 atuei como coordenadora pedagógica da Projeto de Extensão “Educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce – MG”. Atualmente participo do “Programa de formação continuada de educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais – Escola da Bacia do Rio Doce” na elaboração de material didático e por um período como Tutora. Atuo como bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa e extensão “Desafios para os trabalhadores na Educação e na Mineração em tempos de pandemia: vigilância ativa e participativa nos territórios minerários”. Sou coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA). Atuei como professora na Educação Básica, em escolas públicas atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana e Ouro Preto. Participei da formação continuada de professores no Programa Escola da Terra na UFMG (edição 2019) e como monitora no Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFID) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo/FaE/UFMG) (2020-2021). Atualmente sou bolsista da CAPES/PROEX/UFMG. Autora do livro “Aqui tinha uma escola”, lançado pela Appris Editora em 2022.

Denise Conceição das Graças Ziviani

Doutora em Educação e professora do Campus Ouro Preto

Sou Denise Ziviani professora das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas do IFMG – Ouro Preto, Pós doutora em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela USP e graduada em pedagogia pela UEMG; coordenadora da área de Educação e coordenadora dos Projetos Extensionistas Pré ENEM e Pre IFMG que são protagonizados e mantidos pelo trabalho voluntário de estudantes das Licenciaturas do IFMG – OP ; supervisora voluntária do Grupo de Mulheres e Mães de Filhos com Autismo de Belo Horizonte.

Hugo Rafael Nogueira Gomes

Diretor de Extensão, Esporte e Cultura do campus Ouro Preto e coordenador do Projeto “UFOP e IFMG de Mãos Dadas com o Pereira”.

Sou ex-aluno desta casa, quando ainda era CEFET-OP. Aqui cursei o Ensino Médio e o Curso Técnico em Instrumentação Eletrônica e Controle de Processos, momento em que descobri o minha paixão pela automação e controle de processos. Sou Engenheiro de Controle e Automação formado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Computacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhei um bom tempo em projetos de engenharia de controle, automação, instrumentação e desenvolvimento de software para indústrias e hoje sou professor do IFMG – Campus Ouro Preto, lecionando disciplina de Redes Industriais, Eletrônica Digital e Controle de Processos para o curso Técnico em Automação Industrial. Ocupei por 2 anos a função de Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do IFMG – Campus Ouro Preto, na qual pude representar o IFMG junto a comunidade ouropretana em algumas iniciativas durante a pandemia da COVID-19.

Comentários estão fechados.