Exposição: Projeto MIRA

O projeto surgiu a partir de pesquisas que identificaram as dificuldades enfrentadas pelas mães em geral, especialmente mães com deficiência auditiva que frequentemente enfrentam limitações na autonomia devido à dificuldade de comunicação causada pela surdez. A proposta consiste em desenvolver uma pulseira conectada a uma babá eletrônica, equipada com sensores capazes de detectar o choro do bebê e enviar um alerta para a pulseira. Essa pulseira emitirá vibrações e cores distintas, proporcionando um meio de comunicação eficiente para a mãe e seu bebê. Além de auxiliar na criação dos filhos, o projeto também visa atender a outras necessidades do usuário, como alertar sobre a campainha. Além disso, o projeto busca utilizar materiais de baixo custo e acessíveis, a fim de viabilizar a sua produção em larga escala e disponibilizá-la a um maior número de mães que enfrentam esses desafios.  Vencedoras da 3ª Edição programa Power4Girls da Embaixada Americana.

Data:
17/10/2023

Horário:
14h00 às 16h00

Local:
Hall da Administração

Cristina Alves Maertens
Professora no curso Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto e orientadora do Projeto MIRA. Mestre na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduada em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Pós-graduação em Docência pelo IFMG campus Arcos, Especialização pelo Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer e pelo Curso de Ensaios em Vôo (CEV) – Modalidade Engenheiro de Instrumentação, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IPEV-DCTA).

Ana Clara Alves Belmonte Galvão
Atualmente curso o 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio no IFMG Campus Ouro Preto. Sou uma pessoa ativa dentro do campus e desempenho o papel de Diretora de Políticas Educacionais do Grêmio Estudantil no mandato de 2022/2023. Sou apaixonada por esportes e estou sempre em busca de novas experiências e oportunidades de aprendizado.

Isabella Heloisa Jacinto do Nascimento
Atualmente cursa o segundo ano do curso integrado de Automação Industrial do IFMG Campus Ouro Preto, possui interesses acadêmicos em torno dos campos relacionados ao meio ambiente e cultura, com foco em áreas da biologia e história. Estudante de música desde os 7 anos de idade, sendo uma instrumentista, onde estudou no SESI- Mariana de 2013 a 2018.

Maria Eduarda Neves de Almeida
Realizei boa parte do ensino fundamental I na escola Arco Íris, mas concluí no Colégio Flecha o fundamental I e II. Curso o 2° ano no IFMG-OP com curso técnico integrado em Automação Industrial e faço parte do Projeto de Monitoria, auxiliando na disciplina de Eletrônica I. Atualmente, participo do programa Power4Girls e InovaJovem com o projeto MIRA, onde estamos desenvolvendo uma pulseira para mães surdas.

Rayssa de Oliveira Mendes
Concluí o ensino fundamental 1 no Colégio Queluz de Minas, em Conselheiro Lafaiete, e o 2 no Colégio Renascer. Curso o 2° ano no IFMG-OP com curso técnico integrado em Automação Industrial e faço parte do Projeto de Monitoria do campus, auxiliando alunos na disciplina de química. Atualmente, participo do programa Power4Girls e do InovaJovem com o projeto MIRA, onde estamos desenvolvendo uma pulseira para mães surdas.

Comentários estão fechados.