Mesa Redonda 3: A importância da revisão do Plano Diretor para Ouro Preto

Esta mesa redonda será com o presidente e o ex-presidente da FAMOP, ambos da Comissão do Plano Diretor de Ouro Preto para tratar sobre o Plano Diretor de Ouro Preto.

Inscrição:
https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1645/

Data:
18/10/2023

Horário:
19h00 às 21h00

Local:
Auditório da Gestão da Qualidade

Integrantes:

Pedro Luiz Teixeira de Camargo
Faz parte da direção da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) desde 2017, é Secretário Regional Adjunto da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais (2021-2023), atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais, Econômicas e Sustentabilidade com sede no IFMG e participa como colaborador do Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável com sede na UPE e do NESGA – Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, com sede na UNIFESSPA. Doutor em Ciências Naturais e Mestre em Sustentabilidade pela UFOP-MG. Especialista em Gestão Ambiental bem como em Planejamento e Gestão da Educação a Distância (UFF-RJ). Possui ainda Graduação em Geografia e em Ciências Biológicas (UFOP-MG). Professor Efetivo do IFMG – Campus Ouro Preto e do Mestrado em Sustentabilidade do IFMG Campus Bambuí, onde é também orientador do programa. Apresenta interesse em Geociências Agrárias e Ambientais com destaque para Economia Ecológica e Ambiental com ênfase em Valoração de Recursos Naturais; Pagamentos por Serviços Ambientais e Manejo Florestal destacando-se a Identificação Floral para Recuperação de Áreas Degradadas por Ação Antrópica. Área de atuação: Economia Ambiental e Ecológica; Manejo Florístico e Reflorestamento; Biogeodiversidade; Sensoriamento Remoto; Ensino à Distância; Gestão e Educação Ambiental.

Flavio Márcio Alves de Brito Andrade
Sou Ouro-pretano, tenho 70 anos, morador do bairro Água Limpa. Possuo Graduação em Comunicação Visual pela antiga FUMA, atual UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) – 1979. Especialização em Gestão Pública pelo CEAD/UFOP – 2012 e Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental – Departamento de Engenharia Urbana/Escola de Minas/UFOP – 2020. Fui servidor da UFOP entre 1980 e 2022 e aposentado desde julho de 2022. Na UFOP desenvolvi diversos projetos de Extensão, fui o 1º coordenador de Extensão, Coordenador de Assessoria de Comunicação Institucional, Coordenador do Plenário de Participação Popular na ConstituintePró-reitor adjunto de Extensão. Na área política fui Vereador por três mandatos em Ouro Preto (1989/1993, 2005/2008 e 2009/2012), Vice-prefeito (1993/1996) e Secretário municipal de Educação (1983/1984), de Planejamento e Desenvolvimento Social (1993/1994), de Governo e da Casa Civil (2015/2016). Desenvolvi e desenvolvo diversas ações comunitárias. Fui um dos fundadores da FAMOP-Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto, ocupando cargos de presidente e coordenador por alguns mandatos.Fui um dos fundadores da Associação de Moradores da Água Limpa, onde mora, exercendo cargos na Diretoria.Contribui para a criação e consolidação de dezenas de associações de moradores na sede e nos distritos ouro-pretanos. Fui um dos criadores da FAMEMG-Federação das Associações  de Moradores do Estado de Minas Gerais, tendo sido o primeiro secretário-geral da entidade. Participei, como representante da Prefeitura, da Câmara ou do Movimento Comunitário, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de Assistência Social, de Política Urbana, de Educação, de Preservação do Patrimônio, dos Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente e de Transportes e Trânsito. Fui um dos fundadores e membro das Diretorias da AMOOuro Preto (Associação dos Amigos do Patrimônio), da APAOP (Associação de Proteção Ambiental) e da Comissão Ouropretana de Folclore. Fui idealizador e/ou participante de movimentos diversos em Ouro Preto, tais como o Movimento Chama, após o incêndio do Hotel Pilão; do Movimento pela Paz e Segurança; do Orçamento Participativo/Ouro Preto; de campanhas de doação de sangue; de campanhas de coleta de recicláveis.Atualmente, representa a FAMOP no Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) e no Conselho Consultivo do Parque Estadual do Itacolomi, da Estação Ecológica do Tripuí e da APA do Seminário Menor de Mariana. Representou a Câmara Municipal no Conselho do Plano Diretor (08/1990).Coordenei, na gestão municipal 1993/1996, na condição de vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social, a implantação do GAT (Grupo de Assessoramento Técnico), cujo trabalho originou o 1º Plano Diretor de Ouro Preto (Lei Complementar 01/1996).Participei, como vereador, das duas revisões do Plano Diretor de Ouro Preto: Lei Complementar 29/2006 (revisão completa) e Lei Complementar 125/2012 (revisão pontual).

Luiz Carlos Teixeira
Historiador e presidente da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

Inscrição:
https://suap.ifmg.edu.br/eventos/inscricao_publica/1645/

Comentários estão fechados.