Palestra: Rumo à Universidade: onde entra a Matemática Financeira na história?

A palestra será ministrada pela graduanda Ana Beatriz Ferreira Batista, ex-aluna do IFMG Campus Ouro Preto e estudante do curso de Ciências Econômicas da UFOP. A palestra tem como objetivo trazer as experiências acadêmicas da estudante e abordar questões relacionadas à Matemática Financeira em um curso superior.

Inscrição:

Data:
19/10/2023

Horário:

Público alvo:
Estudantes do Curso Técnico Integrado do Curso de Administração do IFMG Campus Ouro Preto

Vagas:

Local:
Pavilhão de Áudio e Vídeo – Sala 101

Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ (2011), mestre em Educação pela mesma Universidade (2014) e doutora em Educação, na linha de pesquisa em Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2021). Atualmente é professora visitante no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no qual atua, desde 2021, no Ensino Médio, Técnico e Superior. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Numeramento – GEN. Integrante da equipe do Polo Minas Gerais da rede internacional de formação docente que compõe o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO. Foi bolsista do Programa de Incentivo à Docência (PIFD) no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), habilitação em Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui interesse nos seguintes campos: Educação Matemática; Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas; Letramento e Numeramento; Educação do Campo.

Ana Beatriz Ferreira Batista

Meu nome é Ana Beatriz, tenho 19 anos e sou natural aqui de Ouro preto. Desde pequena sempre fui incentivada pelos meus pais e familiares a seguir o caminho dos estudos, pois seria o que me ajudaria a alcançar tudo que eu quisesse. Desde então, venho construindo minha vida acadêmica. Completei o Ensino Fundamental, fiz o nono ano junto com um cursinho preparatório para conseguir passar no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Assim, em 2020, ingressei para fazer o Ensino Médio juntamente com o curso técnico em Metalurgia pelo IFMG. Quando iniciei meus estudos no IFMG, a pandemia veio junto. Tivemos apenas uma semana de aula. Somente após alguns meses começaram as aulas em modo remoto. A pandemia foi uma pedra no caminho não só pra mim, mas para todos que passaram por ela. A adaptação não foi fácil, mas consegui aproveitar o que me foi ofertado. As aulas presenciais só voltaram no meu último ano do Ensino Médio, foi quando comecei a ver na prática o meu curso. Nesse período também fiz 3 anos e meio de inglês, mas não tive como concluir o curso inteiro. Por conta da pandemia, não me sentia preparada para fazer a prova do ENEM e nem tinha ideia do que cursar. Meu preparo para o ENEM foi ter feito as provas de 2020 e 2021 como treineira. Isso me ajudou a não assustar com a dinâmica cansativa da prova em 2022, foi quando fiz o exame para valer. No início desse ano de 2023, me formei no IFMG e fiquei aguardando o meu resultado no SISU. Decidi fazer ciências econômicas pela minha afinidade com os conteúdos de matemática, pela minha curiosidade por questões politicas e para estagiar com a minha mãe que trabalha com questões financeiras em uma empresa. Assim que saiu o resultado, e eu estava definitivamente aprovada na UFOP foi só felicidade! Minhas aulas começaram em maio, já não aguentava mais esperar! A universidade é uma experiência única que abre muitas portas para o conhecimento. Concluí o primeiro período em agosto e, até o momento, estou muito feliz pela minha escolha. O curso é mais do que eu imaginava e espero aproveitar ao máximo tudo o que a UFOP tem para me oferecer.

Inscrição: